domingo, 20 de novembro de 2016

Educação financeira desde guri?


Desde criança nossos pais nos educam pensando em nos proporcionar a melhor qualidade de vida possível, com ensinamentos dentro de casa, educação em colégios bons e entretenimento possível, dentro do que eles possuem de opções – tanto culturalmente, como ambientalmente e economicamente falando.

E, em paralelo nosso pai e mãe começam a construir expectativas e sonhos do que esses pequenos seres humaninhos serão quando crescer: “um médico ou um advogado bem sucedido” ou então, “empresário ou engenheiro civil”. E por que eles pensam em tais modelos profissionais?

Pois, para a maioria (e não quero generalizar todos os casos), esses são exemplos de pessoas bem sucedidas, felizes nas suas vidas e carreiras profissionais, de acordo com as suas conquistas bem sucedidas.

A pergunta pode se estender e ir muito além do que estou esquematizando aqui, porém a questão chave é: o que seria alguém bem sucedido no mundo atual?
Uma das possíveis análises para descrever essa resposta seria levarmos como princípio a ideia que vivemos em um planeta onde a conquista da felicidade se mistura a ideia de aquisição de propriedades. O ter fala mais alto do que o SER humano.

Uma vez nos baseando que o capitalismo é a estrutura cerne para todas as nossas ações – ou pelo menos as principais delas – podemos pensar que a nossa busca de objetivos, da felicidade e, especialmente, do sucesso está diretamente ligada a possuir capital.
mas 
Bom, então voltando a criação desde muito pequenos que cada um de nós tivemos, podemos pensar e trazer a tona muitos exemplos de vivência e situações que nos deixaram frustrados ou deixaram nossos pais constrangidos porque não tiveram como pagar por aquele produto (brinquedo, comida, roupa) ou serviço (escola particular, aula de natação ou viagem).

Todas essas experiências, também acompanhadas com as nossas vivências na idade adulta nos transformam em pessoas que pensam, ou, ao menos imaginam que existam peças centrais para esse quebra-cabeça de alcançar as conquistas, desejos ou mesmo a felicidade. 

E então, logo na adolescência ou início da idade adulta, acontece aquele “choque” de realidade. E pensamos, mas e o que eu faço para conseguir TER aquilo que eu quero? 

Para você ter algo – e ser feliz – uma vez que a cultura ocidental nos faz acreditar nisso, é necessário ganhar muito dinheiro ou gerenciar aquele que você tem.

Então começamos a pensar: “se eu ganho 3000,00 reais por mês e gasto 2700,00 em alimentos, aluguel, carro, manutenção, gasolina, salão de beleza, educação, etc., “como vou fazer para ter mais dinheiro?” ou “como vou fazer para guardar o dinheiro para comprar a minha casa ou o meu carro?”.

A primeira das soluções é você tentar ganhar mais dinheiro todos os meses, e a segunda solução é você começar a pensar sobre como gerenciar melhor esse mesmo dinheiro que você ganha, e logo some do seu bolso.

Bom, para mim, a resposta mais completa envolve de forma homogênea as duas soluções propostas acima: ganhar mais dinheiro e administrá-lo de forma mais eficaz. E então a pergunta é: “como?”. 

Se você nunca ouviu falar sobre investimentos assertivos, fluxo de caixa ou, nem ao menos sabe calcular um juros compostos ou orçar quanto é gasto em transportes/alimentação/entretenimento/moradia/ água/luz por mês... a situação realmente está complicada para o seu lado.

Mas você não é responsabilizado sozinho por não saber sobre tudo isso. Você sabe que, mesmo sendo um bom aluno no colégio e na faculdade, nunca te ensinaram a fazer esse tipo de cálculo. 

Aliás, mesmo os seus pais terem pensado e sonhado com você sendo um advogado ou médico de sucesso, nem eles sabiam ou se preocuparam em te falar sobre juros sobre juros ou como administrar todas aquelas contas que chegam no começo do mês. 

Mas então, o que eu devo fazer?

Nos próximos artigos, vamos passar orientações práticas de como você pode estabelecer uma trilha e um rumo para a saúde do seu bolso.

Por meio desse blogger, podemos lhe ajudar com super dicas e orientações de como você pode gerenciar ou mesmo investir melhor o seu dinheiro. #Fiqueligadopsicologiadobolso


Priscila Guarnieri – psicóloga clínica com experiência também em consultoria, enxadrista, amante dos animais e, especialmente, de conversas cheias de novas ideias, reflexivas ou provocadoras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário