quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Três dicas para ter um bom relacionamento com o 13° salário

O dinheiro não foi criado de forma instantânea, ao contrário, ele foi criado aos poucos e sofreu modificações ao longo dos anos, mantendo as suas transformações nos dias atuais. O escambo era a forma antiga de se trocar mercadorias e, com o passar do tempo, essa prática se tornou inviável, devido a vários fatores.

Um dos principais fatores, era a medida injusta a qual o escambo era feito, pois era difícil ter um parâmetro como medida para as trocas, o que muitas vezes acontecia de, na troca de uma determinada mercadoria, um dos acordantes sair perdendo.

Atualmente, temos o dinheiro como um facilitador na troca por mercadorias, as quais precisamos. Porém, nem sempre compreendemos a real importância do dinheiro, pois ele assume diversos papéis e, na maioria das vezes, recheado de emoções.

Quantas vezes, possuídos por uma forte emoção, nós aceitamos comprar um produto ou serviço por um preço além do nosso orçamento?

Normalmente, nos meses de novembro e dezembro, recebemos o décimo terceiro salário e, dessa forma, acabamos tendo mais dinheiro no bolso. E, ter mais dinheiro no bolso em um período de várias confraternizações que comumente acontece no mês de dezembro, nos implica a um sentimento de que os meses seguintes também serão assim.

Estudos revelam que temos dificuldades para predizer como nos sentiremos no futuro, sendo assim, utilizamos o viés da projeção. De forma equivocada, assumimos que no futuro o nosso estado emocional será semelhante ao atual, o que nos leva a sermos mais propensos a utilizar nosso dinheiro sem levar em conta o os dias seguintes.

Nosso estado emocional está sempre se modificando, hora estamos nos sentindo bem, hora nos sentindo mal e, dependendo de qual seja a emoção e a intensidade que a sentimos, nossas decisões poderão ser influenciadas por ela e comprometer nossa renda futuramente.

Como utilizar bem nosso décimo terceiro? Eu diria que é interessante não confiar apenas na nossa mente, já que ela sofre influência emocional. Para isso, descrevi três orientações  nas quais devemos nos guiar:

1.        Coloque no papel o que você pretende fazer com seu dinheiro. Isso pode ser desconfortável para algumas pessoas que não têm esse hábito, mas é uma boa maneira de conhecer sua realidade financeira. Se você não se programar financeiramente, alguém fará isso por você e, poderá lhe custar toda a sua economia.

2.       Dificulte o acesso ao uso imediato do dinheiro. Quando você for sair para uma festa, for ao shopping ou fazer qualquer outro passeio, leve na carteira apenas a quantidade de dinheiro que pretende utilizar. Isso evitará a realização de uma compra a qual você não se programou.

3.       Invista o dinheiro que sobrou . Investir dinheiro é aplicá-lo com a intenção de se ter retorno no futuro. Existe disponíveis várias formas de aumentar seu capital, basta buscar conhecê-las, pois tem as mais complexas como investir no mercado financeiro como as mais simples. Por exemplo, comprar alguma coisa e revender por um valor maior, ou até mesmo colocar na poupança enquanto não surge um outro investimento mais rentável e com um risco que você possa assumir.

Procurar conhecer a melhor forma de utilizar o dinheiro é uma boa ferramenta, não devemos desconsiderar a importância de um consultor financeiro ou até mesmo de pessoas que consideramos ser de confiança e que tenha um bom relacionamento com o dinheiro.

Utilizo esse blogger para expor meu conhecimento sobre a importância da psicologia quando o assunto é dinheiro. Divida esse texto com as pessoas as quais você julga precisar de dicas interessantes sobre relacionamento com o dinheiro.

Comente, compartilhe, opine, sugira novos temas.


Eliab Xavier

2 comentários: