segunda-feira, 14 de novembro de 2016

O que fazer com o décimo terceiro salário?

            A crise financeira é uma realidade em meio a tanto desemprego. Não tem como negar que isso gera um grande desconforto, tanto para os que vivenciam quanto para os que presenciam o desemprego, tal fenômeno gera uma insegurança sem dimensões.
           Quando há uma crise, nós necessitamos fazer novos arranjos, adiamos projetos, abrimos mão de certo conforto, etc. Para toda mudança, desprendemos certa quantidade de energia para nos adaptarmos. Porém, isso nem sempre acontece de forma amigável.
            Lamentavelmente, devido a vários fatores, essas mudanças nos custam  muito caro, alguns chegam a sofrer a ponto de terem diversos prejuízos, como perda da saúde, perda de relacionamentos e, em casos mais graves, a própria vida.
          Numa sociedade em que o “ter” vem antes do “ser”, o poder econômico é o responsável muita das vezes pela autoestima de um indivíduo, tais pessoas, por vezes, não aprenderam o valor da vida.
          Vivemos em um meio social onde o consumo dita nossas vidas. Estamos chegando ao fim do ano, as lojas estão ganhando a cara do Natal, o marketing e a publicidade, como ferramentas do capitalismo se armam para gerar desejos de consumo. 
         O Natal, por si só, é carregado de afeto e de emoções, pois é uma data comemorativa religiosa e, por ser um período religioso representativo para as famílias, faz com se torne árdua a tarefa em dizer não ao vendedor quando estamos repletos de emoções e o comerciante armado de habilidades em vendas.
          Em meio a tudo isso, é difícil ser dono do décimo terceiro salário, uma vez que as promessas de quitar as dívidas ou guardar uma parte do dinheiro numa poupança ou em algum investimento logo descem rio a baixo, muitas das vezes sem nos darmos conta.
         Isso não é novidade, mas por que as coisas se repetem todo ano? Por que não respeitamos a promessa de poupar?  Será que é por falta de amor? De caráter? De responsabilidade? Pode ser que em alguns casos seja sim, mas em muitos, é por falta de um relacionamento saudável com o dinheiro.
          Estarei por meio desse Blogger, postando textos que favorecerá nosso relacionamento com nosso dinheiro. Compartilhe as informações com as pessoas que precisam lidar melhor com as finanças.

comente o quanto é interessante esse texto.

Eliab Xavier
           

Um comentário:

  1. PESQUISAS INDICAM BRASILEIROS TEM BAIXA AUTOESTIMA. COMPRAM PARA SUPRIREM DESEJOS E NECESSIDADES . A SOCIEDADE TEM DIFICULDADE DE DIZER NÃO, POIS ISSO GERA FRUSTAÇÃO, SE O OUTRO TEM EU POSSO TER TAMBÉM, MESMO QUE PARCELADO EM 12X NO CARTÃO DE CRÉDITO.

    ResponderExcluir