domingo, 13 de novembro de 2016

Psicologia Econômica


Olá pessoal! Há poucos dias da conclusão da graduação em Psicologia, me sinto ansioso e pronto para exercer a profissão que escolhi.  A partir deste blog, pretendo compartilhar todo o conhecimento que obtive durante minha jornada acadêmica.  A intenção é inserir o leitor na proposta,  fazendo-o parte do assunto em debate, conflitando ideias e trocando experiências.  Vamos utilizar a  Psicologia  e agregá-la a conteúdos relacionados à Finanças.
     
★Você pode estar se perguntando o que a psicologia tem a ver com dinheiro? Gostaria de lhe informar que você não está sozinho em seus questionamentos. Este estranhamento acontece não apenas com você. Muitos, se encaixam neste perfil, inclusive profissionais da própria psicologia.
 Afinal, não é um conteúdo que se ouve em qualquer lugar, apenas alguns profissionais tem dedicado o seu tempo e esforço para desenvolver estratégias que favoreçam a relação homem-dinheiro.
 Mesmo diante de pouco conteúdo acerca do assunto, no Brasil, é possível desenvolver um bom trabalho e prestar um bom serviço, acreditando nisso vamos buscar aprofundamento sobre o tema.
 O termo Psicologia Econômica é usado por alguns autores, enquanto outros preferem utilizar os termos Psicologia Financeira, Psicologia do Consumidor ou Psicologia e Consumismo.  Estas diferentes nomenclaturas não afetam nosso estudo, e sim, a contribuição delas.
 A Psicologia Econômica, no Brasil, ainda está dando os primeiros passos, não existe nenhuma formação específica nessa área, e o que vemos são cursos voltados à econômia comportamental e alguns pesquisadores que formam grupos de estudos para discutirem algum conteúdo específico.
Acredito que em breve teremos especializações específicas nesta área.  Enquanto isso, vamos nos alimentar com o que já foi publicado e estimular novos estudos.
Vou publicar periodicamente determinados temas como Decisão, Dívidas, Conflitos, Emoção e Ansiedade, entre outros.

Estarei aberto à sugestões de temas e conto com todos vocês.


 ★Inscrevam-se, compartilhem, opinem, comentem e tirem suas dúvidas.

Eliab Xavier quer te ajudar.

Um grande abraço.

9 comentários:

  1. Vc vai escrever sobre ansiedade? Porque já estou ansioso pelos primeiros Posts! Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário e pelo senso de humor Estêvão Marinho. Ansiedade é algo bem presente em nossas vidas.

      Excluir
  2. tio gostei muito do seu blogue!!!parabens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Levi, fique a vontade para compartilhar com seus amigos.

      Excluir
  3. Muito bom meu amigo!! Como te falei, essa é uma área que costumamos ser, por natureza, descontrolados. Será um prazer estar sempre passando por aqui e pegando muitas "dicas de ouro" que irão me ajudar no dia a dia. Valeu Eliab!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por ter comentado Richardson, essa natureza poderá ser trabalhada.

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns meu amigo estou ansioso pelos Posts.

    ResponderExcluir
  6. Obrigado pelo seu comentário Jefferson, postarei vários.

    ResponderExcluir